5 formas de conciliar trabalho e estudo

A rotina do dia a dia anda cada vez mais corrida, quase não sobra tempo para nada. Sendo seu objetivo passar em um concurso público, é necessário se ter um tempo de estudo bem programado.

Para ter mais estabilidade e tranquilidade deve-se considerar alguns esforços hoje, para colher frutos no futuro. Mas há algumas atividades que são obrigações e simplesmente não podemos deixar de lado. Quem precisara trabalhar e estudar sabe bem a dificuldade que é.

Neste artigo, vamos abordar 5 formas de conciliar o trabalho e estudo. Confira e tente colocá-las em prática!

organizar o tempo de estudo

Sabemos que não é fácil ter uma rotina que funcione sempre. Às vezes temos alguns imprevistos no dia a dia e a coisa parece ficar ainda pior. Quem estuda e trabalha precisa ter muita, mas muita organização e foco para que dê tempo para tudo.

Com um pouco de atenção e planejamento é possível conciliar o trabalho e estudo e ainda ter um tempinho para se divertir. Confira agora algumas dicas.

1 – Agende-se – Definindo seu tempo de estudo:

Existem milhões de aplicativos para gerenciamento de tempo, mas a velha e boa agenda não pode ser deixada de lado quando o assunto é conciliar o trabalho e estudo. E sabe por que? Porque precisamos ter algo à mão e fácil de olhar a todo tempo, anotar, riscar e readaptar.

Muitos dos empreendedores digitais, por exemplo, que têm diversas atividades durante o dia também são unânimes ao dizer que adoram os sistemas de organização e aplicativos, mas a agenda de papel ainda é a ferramenta mais útil. Sendo assim, esse é o primeiro passo para conseguir conciliar o trabalho e estudo.

Faça uma lista em sua agenda, coloque dentro de seu dia atividades possíveis, nada adianta enchermos nosso dia e no final ficarmos frustrados por só ter conseguido executar metade das tarefas.

Para ajudar leia também o artigo 4 meios de organizar seu cronograma de estudos.

 

2 – Estude nas janelas de tempo – Aproveitando seu tempo de estudo:

 

estudo em audio, melhora o tempo de estudo

Se você trabalha 8 horas por dia, como é o horário mais comum no Brasil, muito provavelmente não permanece as 8 horas ocupado o tempo todo.

Sendo assim, aproveite algumas das janelas de tempo para ler alguma coisa relacionada aos estudos, ou até mesmo terminar uma tarefa. Na hora do almoço, que tal ler algo importante do curso?

Se você também é usuário de transporte público, pode aproveitar para estudar enquanto espera se ônibus e até mesmo durante o trajeto.

Uma ótima dica é ter material em áudio, isso facilita muito o aprendizado e acostuma o cérebro com outro sentido, exercitando a memória.

 

3 – Escolha um bom material – Otimizando seu tempo de estudo:

 

Curso Audiojus para concurso

 

Existe muito material de qualidade no mercado, a dica é escolher um que fale a sua lingua, ou seja, que seja de fácil compreensão para você e que tenha um formato de fácil acesso.

A dica é material online, ebooks e audios, que são acessíveis de qualquer lugar e tempo, podendo ter na palma de sua mão, no seu smartphone.

4 – Cronogramas de leituras e atividades – Relacionando seu tempo de estudo:

Outra maneira de conciliar o trabalho e estudo é criar um cronograma de leituras e atividades para você não se perder. Organizar de acordo com as necessidades, tarefas urgentes e datas limites.

Nada de deixar tudo para a última hora, porque sabemos o quanto isso pode ser prejudicial para seus estudos.

Se você já tem um grupo formado de estudos, pode aproveitar as redes sociais para criar um grupo fechado para vocês, assim todos podem compartilhar informações e acertar detalhes das tarefas. Caso não tenha, procure nas redes sociais, existem vários e as pessoas gostam de trocar informações será sempre útil.

 tempo de estudo nas redes sociais

5 – Arranje um tempo livre para você – Conciliando seu tempo de estudo:

Quem trabalha e estuda já tem por si só uma rotina desgastante, e não tem como ser algo leve. Por esse motivo é tão importante se organizar. Aproveitanr ao máximo as brexas de tempo durante todos os dias da semana.

Mais importante ainda, para manter o foco e a sanidade é relaxar.

Por isso separe pelo menos um dia livre. Você precisa deixar reservado na agenda para descansar e simplesmente não fazer nada. Seu cérebro precisa dessa pausa, assim como seu corpo também.

Escolha um dia, que pode ser sábado ou domingo, e faça apenas coisas de lazer, como ir ao cinema, caminhar na praia e ir encontrar os amigos. Desligue completamente. Isso é necessário!

 

Pode ser fácil conciliar o trabalho e estudo, depois que você muda sua rotina e persiste nela, tudo se torna automático. O que parecia ser impossível se torna parte do seu dia sem esforço.

Agora é com você. Faça suas escolhas de material e organize seu tempo de estudo da melhor forma. Seja fiel ao seu projeto e dará certo!

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projeto de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: