SINESTESIA – Descubra todo seu potencial

Você conhece este termo? Sinestesia a tempos era a designação de uma doença, pessoas que tinham facilidade em obter conexão entre os sentidos, algumas vezes consideradas loucas ou psicodélicas. Porém com o avanço das pesquisas e da ciência, descobriu-se que toda relação entre sentidos é sinestesia. Pode ser aprimorado e utilizado em favor de quem precisa gravar um grande conteúdo de informações.

Para começar, sinestesia é um fenômeno neurológico que consiste na produção de duas sensações de natureza diferente por um único estímulo. É um termo que caracteriza a experiência sensorial de certos indivíduos nos quais sensações correspondentes a um certo sentido são associadas a outro sentido.

Sendo assim vamos apresentar aqui algo que pode ser o diferencial em seus estudos, podendo auxiliá-lo na memorização de conteúdos infinitos.

sinestesia pode sertreinada

Por definição, sinestesia é uma palavra que vem do gregosynaísthesis, onde syn significa “união” eesthesia significa “sensação”. Assim, uma possível tradução literal seria “sensação simultânea”.

A sinestesia é uma condição neurológica que implica que o cérebro interpreta sensações de natureza diferentes em simultâneo. Ou seja, um som pode representar uma cor ou um aroma (sensações que não são auditivas). Existe uma espécie de cruzamento de sensações em um só estímulo. Assim, uma cor pode ter um sabor ou um som pode ter uma forma.

A sinestesia é muito usada em campanhas publicitárias e por empresas em suas marcas. A publicidade faz uso da sinestesia para despertar o consumidor para o produto. As cores, os sons, as imagens, tudo desperta algo em quem está assistindo, ouvindo e vendo as propagandas.

exemplo de sinestesia

Exemplificando:

Quando lemos a palavra maçã, imediatamnente nosso cérebro associa o formato arredondado e a cor vermelha.

Quando escutamos uma determinada música nos recordamos de alguma ocasião especial.

Nos estudos podemos criar imagens mentais que associem certos conteúdos a lembranças.

 

 

Muito se fala sobre a sinestesia em âmbitos artísticos e na educação de crianças. Mas hoje em dia sabemos que podemos criar algumas ligações para que nosso cérebro responda automaticamente a um estímulo. Podendo aplicar este conhecimento em nossos estudos.

Nosso relógio biológico, oficialmente chamado de ritmo circadiano, controla nossos padrões de sono, a temperatura do corpo e diversos aspectos do nosso sistema imunológico. Saber disso pode ser útil em relação à organização do horário de estudo. Por exemplo: é possível que tenhamos a recomendação de um horário mais adequado para a matéria que encontramos mais dificuldade, de modo que ela se tornaria de mais fácil assimilação.

Sinestesia caricatura

Algumas dicas para aplicar a sinestesia em seus estudos:

  • Você pode relacionar músicas que goste muito com as matérias onde tem maior dificuldade, sempre que for estudá-la, coloque suas músicas favoritas bem baixinho, só como fundo (sinestesia auditiva)
  • Em cada matéria, separe assuntos por tópicos encontrando apenas uma palavra-chave para cada um deles e faça uma relação escrita (sinestesia visual) e leia em voz alta várias vezes esta lista (sinestesia auditiva), verá que em pouco tempo ao falar a palavra a matéria toda virá a mente
  • Explicar o que você aprendeu a outra pessoa é também uma maneira de memorizar o conteúdo. Imagine-se ou tente dar uma aula. Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que a memória foi consolidada, e o que você aprendeu será lembrado por muito tempo
  • Frases malucas também funcionam como gatilho de memória. Esta forma de sintetizar é criar frases ou histórias “malucas” que, pelo caráter inusitado, são mais fáceis de lembrar e atuam como gatilho para recuperação dos conceitos a ela associados.

 

Utilizando o conceito de sinestesia você poderá incorporar técnicas de memorização aos seus estudos. Procure diferenciar para cada matéria, pratique e verá que seu cérebro se “acostumará” com as rotinas. Seu aprendizado irá  tornar-se agradável e automático.

Renove, nunca desista, seu futuro está a sua espera!

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários! Precisamos de sua opinião para aprimorar nosso trabalho.

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

2 comentários em “SINESTESIA – Descubra todo seu potencial

  • 01/02/2017 em 10:34
    Permalink

    Olá, guria, gostei muito do artigo, e nunca havia botado em prática dessa maneira que expôs, pois já o faço há anos… Obrigado por ter aberto meus olhos para enxergar por outro prima!

    Resposta
    • 01/02/2017 em 10:38
      Permalink

      Obrigado pelo comentário. É sempre bom saber que estou ajudando.

      Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: