Seu cantinho – 7 dicas para organizar sua mesa de estudo

Para que o momento de estudo seja produtivo, precisamos de uma mesa de estudo organizada, onde as coisas funcionem e nos mantenha focados. Neste artigo, vamos mostrar 7 dicas para organizar sua mesa de estudo.

Grande parte dos estudantes não consegue deixar o quarto muito em ordem. É complicado mesmo; roupa em cima da cadeira, meias pelo chão, sapatos em todos os cantos e livros e revistas se misturando com as peças de roupas. Isso se torna ainda pior para o seu rendimento enquanto estudante se você precisa estudar apenas dentro do seu quarto.

Quem tem um cômodo na casa que funciona como escritório, aí as coisas podem ser muito melhores, mas sabemos que nem todos têm essa chance, não é verdade?

Por isso, independentemente de onde esteja, precisamos nos organizar para que nosso local de estudo seja bom e eficiente.

mesa de tudo bagunçada

Tópicos: (clique no link para acesso rapido)

1 – Decidindo o local – 

Antes de organizar seu espaço propriamente dito, é preciso definir onde será esse local para poder organizar da melhor maneira. Você tem um bom espaço dentro do quarto? Lá seria o lugar ideal, pois é onde você pode se isolar e ficar um tempo sozinho e em silêncio.

De preferência, coloque a sua escrivaninha de costas para a televisão para não cair na tentação. Nesta mesa ou perto dela, reserve um espaço para os livros e apostilas mais utilizados, arrume em pilhas divididas por assunto, assim você deixa seu local de estudo mais organizado e funcional.

2 – Só o necessário – sua mesa de estudo

Para organizar seu local de estudo nada de deixar objetos que possam tirar a sua atenção, como celular, por exemplo. É claro que a decoração pode ter outras coisas até para deixar o ambiente mais aconchegante para se estudar, mas nada que tome a sua atenção.

Faça de seu cantinho um local prazeroso e funcional, você irá passar muito tempo por ali. Coloque seu computador numa posição favorável e confortável, tenha os livros e apostilas a mão, bem como canetas, lápis, borrachas, marca texto, régua, etc. Deixe um espaço para colocar o lanche, copo de café ou água, cuidado para não derramar encima do material.

Retire todo o escesso de objetos que irão dar a sensação de ambiente poluído e mantenha um cesto de ixo à mão, você irá ver como é útil!

mesa de estudo organizada

3 – Organizações diárias – 

Para que o seu cantinho de estudo fique sempre organizado e arrumado, o ideal é que você arrume todos os dias depois que estudar. Olhe no seu cronograma de estudo qual o conteúdo a ser abordado no dia seguinte e separe o material referente ao assuntos, isto lhe poupará um tempo precioso, pois a matéria é melhor assimilada nos primeiros momentos do estudo, não perca este tempo com a organização.

Uma mesa toda bagunçada, com copos e xícaras de chá, o que é muito comum acontecer distrai e tira o foco. Deixar a mesa arrumada para o dia seguinte pode fazer com seu tempo seja mais produtivo, sem a necessidade de ficar buscando materiais e livros no meio dos estudos.

4 – Quadro de avisos – 

Que tal investir em um quadro de avisos para organizar sua mesa de estudo e ainda fazer você se guiar de acordo com as atividades? Se possível, coloque o quadro na frente da sua escrivaninha para que as informações importantes fiquem sempre à vista.

Você pode precisar organizar, reorganizar tarefas e apagar as que já foram feitas. Por isso, ter o quadro de avisos por perto é uma excelente ideia. Quando se risca um ítem de atividade como executado, o cérebro recebe a informação de “tarefa cumprida”, gerando uma sensação positiva e estimulando a continuidade do estudo.

5 – Invista em móveis confortáveis – 

Se possível, escolha os móveis  mais confortáveis que correspondam à sua altura e peso. Imagine ter que passar quatro horas estudando em um puff pequeno? Não tem coluna e pernas que aguentem. Se atente principalmente à cadeira, pois é ela que irá sustentar e proporcionar mais conforto a você.

Não se esqueça de, na hora de organizar sua mesa de estudo, tentar aproveitar a luz ambiente. Quanto mais claridade, mais chances de você produzir mais e se manter focado nos estudos.

Caso você estude no período da noite, invista em uma luminária para que não force sua visão desnecessariamente.

mesa de estudo ideal

6 – Não esqueça do lanchinho – 

Como ninguém é de ferro, nada melhor do que reservar um espaço na sua mesa para a hora do lanchinho. Estudar gasta energia e você só irá se manter bem focado se estiver bem alimentado. Por isso, não deixe de se alimentar corretamente, deixe alguns biscoitos e chocolate sobre a mesa, já que o cacau dá energia e desperta nossa criatividade. Claro, sem exageros!

Tenha sempre uma garrafa d´água a mão, mantenha-se hidratado.

 

7 – Organização digital é fundamental – 

Na hora de organizar sua mesa de estudo, pense muito no material tecnológico disponível, tenha sempre seu notebook ou computador com todos os acessórios a mão, nunca esqueça os fones de ouvido, podem ser muito úteis quando o ambiente não lhe proporciona o silêncio necessário para sua concentração.

Liste também em um arquivo todos os links de sites, blogs e cursos, bem como todo material digital que poderá lhe auxiliar no dia a dia, a organização digital também é importante e dará um rumo aos seus estudos.

Para que concurso você está se preparando? O que tem feito para manter o ritmo de estudos a todo vapor? Está se esquecendo de alguma das coisas que listamos acima? Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: