12 maneiras de educar seu cérebro para manter o foco diário

Manter o foco, algo difícil hoje em dia. As distrações são muitas! E pior quando você busca informação tentando melhorar seu desempenho fica ainda mais confuso. Uma chuva de métodos e dicas que na maior parte das vezes são irrelevantes.

O importante é filtrar a informação e aplicar na vida diária o mais rápido possível. Por isso faço aqui um apanhado do melhor e mais relevante sobre o assunto voltado para nosso objetivo principal: passar em um concurso público.

Considere que exixtem 2 tipos de foco:

 – Foco no objetivo, a longo prazo:como manter o foco no objetivo

É o principal. Quando traçamos nosso objetivo, determinamos uma data ou um prazo para alcançá-lo. Fazemos um cronograma e estabelemos  as tarefas a serem executadas.

– Foco na tarefa, imediato:

Para mim o mais difícil é o foco imediato. Aquele do dia a dia, nossa atenção direcionada para terminar uma tarefa. As distrações são constantes. Mas saiba que todos somos assim. Precisamos treinar nossa mente para se manter atenta e focada. É sobre este tipo de foco que vamos aprender aqui.

Talvez você não saiba, mas nós ainda possuímos muitas características de nossos ancestrais, que viviam em grupos bem menores e por isso reagiam de uma forma diferente frente a alguns acontecimentos. Somos muito  imediatistas  e tomamos muitas decisões instintivas e inconscientes.

Por exemplo, o sentimento de vergonha é algo que ainda carregamos.

Nossos cérebros são finamente sintonizados com a distração. O ambiente digital de hoje torna a concentração uma atividade difícil.

“DISTRAÇÕES SÃO SINAL DE QUE ALGUMA COISA MUDOU”, diz David Rock, co-fundador do NeuroLeadership Institute e autor do livro Your Brain At Work.

E porque temos dificuldade em manter o foco?

Muitos especialistas nos orientam a dividir o dia em ciclos. Estão certos! Nossa atenção e foco tem prazo. O tempo de cada um é determinado por seu cérebro e treino.manter o foco

Em última análise, o objetivo das nossas vidas não deve ser o foco constante, mas um pequeno e curto período diário sem distrações.

Separei 2 citações de David Rock que definem essa nossa dificuldade muito bem:

“20 minutos de foco diariamente, sem excessões, tem um profundo poder transformado em nossas tarefas e atitudes”

Conhecendo essas fraquezas fica muito mais fácil tomarmos atitudes decisivas para manter o foco.

“Nós perdemos a capacidade de nos concentrarmos a partir do momento em que a distração se torna um hábito.”

Aqui abaixo separei para você algumas coisas que podem ser feitas facilamente para melhorar a atenção e manter o foco:

1 – Dê um jeito na desordem –

Organize seu espaço de estudo, mantenha o material ao alcance. Antes de terminar um dia de estudo separe 5 minutos para arrumar o material e organizar o que vai necessitar no dia seguinte. Essa pequena atitude evita a confusão e desordem mental.

2 – Crie uma lista de coisas a fazer –

Você acha que sabe tudo que tem a fazer no seu dia? Experimente colocar no papel e verá que sempre aparec e mais coisas. Definir em lista o que realmente precisa ser feito naquele dia evita o desperdício de tempo. Separe os tópicos por categorias: tarefas pessoais, tarefas profissionais, tarefas de estudo e tarefas de lazer ou outras que surjam na sua vida.

3 – Faça uma coisa de cada vez –

Você já se pegou no meio do estudo pensando que precisava responder a mensagem de alguém? Ou ir ao banco? Achando que não vai dar tempo de passar na farmácia? Quando você define um horário para cada tarefa seu dia rende mais. Separe as coisas faça uma de cada vez. Seu rendimento será muito melhor e você conseguirá manter o foco no que interessa naquele momento.

como manter o foco

4- Faça uma tabela de tempo –

Planeje estudar por períodos de 30 a 60 minutos com 5-10 minutos de intervalo. Seu cérebro precisa de uma pausa para recarregar as energias. Isso não é preguiça; é deixar seu cérebro sintetizar a informação.
Tente também mudar de assunto a cada hora ou mais, para evitar ficar entediado ou cansar a mente. Se o cérebro receber informações demais sobre um só assunto, ele começará a entrar no piloto automático. Um novo assunto poderá despertar sua mente e sua motivação.

5 – Faça pequenas pausas cronometradas –

Já mencionei isso acima, essas pausas ajudam seu cérebro a fixar informações. Se preferir use este tempo para se recompensar pelo esforço. Estabeleça este momento para se preocupar ou pensar em outras coisas. Às vezes é difícil estudar porque o mundo real continua a se insinuar em nossas mentes, para o bem ou para o mal.

Não estude por muito tempo, pois seu cérebro não consegue ficar concentrado por longos períodos. Em algum momento, você começará a pensar em outras coisas e não será mais capaz de focar na matéria de estudo.

6- Recompense a si mesmo –manter o foco vale a pena

Às vezes precisamos de um estímulo para prosseguir com uma atividade. Se o pensamento na aprovação não for uma recompensa boa o bastante, crie algo a mais para manter a concentração nos estudos.

Use essa pausa, por exemplo, para conversar com um amigo ou um parente, pode até ser virtualmente.

Entre direto no Facebook. Ligue o celular. Seja ativo em todos seus vícios, mas faça isso somente por alguns minutos. Você vai se sentir um pouco melhor por ficar “conectado” como uma pessoa “normal”, mesmo se for só por 10 minutos.Talvez uma sobremesa e um tempo ocioso na frente da TV? Uma farra de compras? Ou que tal uma massagem ou um cochilo? O que faria seus estudos valerem o seu tempo?

Importante: Não fique sentado por longas horas. Aproveite para levantar um pouco, caminhar, beber água. Nunca deixe de lado sua saúde!

Essa pequena sessão de recarga fará maravilhas com sua habilidade de se concentrar. Você pode pensar que é uma distração que lhe tirará do foco, mas no fim você será capaz de produzir mais.

Quando se posicionar em seu local de estudo novamente é para voltar aos estudos! Desligue suas distrações, retome e mantenha o foco.

7- Remova distrações para manter o foco –

Durante o seu ciclo de concentração nos estudos realmente é necessário desligar todos os equipamentos. Coloque o celular no modo avião ou desabilite os sons de alerta. Nunca deixe a TV ligada. Uma música ambiente bem baixa pode ser tolerada, mas deve ser relaxante, ajudando a manter o foco.

Nem sempre temos a obrigação de estar à disposição de todos a todo momento. No seu próximo intervalo você entra em contato. Se a pessoa não entende que este tempo é importante para você, talvez não valha a pena e não acrescente nada na sua vida. Seus amigos. quem realmente se importa com você, irão se acostumar a respeitar seus momentos.

8- Alterne o modo como aprende –

como-manter-o-foco-estudando-online

Vamos supor que você acabou de ler uma apostila ou um capítulo de um livro. A última coisa que você deveria fazer é ir direto para outra sessão de leitura. Em vez disso, faça um quiz com cartões, alguns resumos para ajudar a lembrar do conteúdoescute aquelas aulas em áudio ou outro método que utilize outro dos seus sentidos.

Estude algo que envolva seções e habilidades diferentes do seu cérebro. Certamente, você ficará menos entediado. Assim também será mais fácil para seu cérebro processar informações. Alternar as habilidades usadas ajuda seu cérebro a processar a informação mais rápido. O tempo passará rapidamente e você se lembrará melhor do que estudou.

9- Não tenha medo de voltar atrás se necessário –

Reconheça quando é preciso voltar atrás e simplificar as coisas. Se você não conhecer os princípios básicos, não tente avançar no conteúdo. Analise-o primeiro. Faça fichas e resumos. Esclareça sua própria mente antes de seguir em frente. Na sequencia esta atitude ajudará a desenvolver e fixar as matérias. Uma armadilha para nosso foco é exatamente a não compreensão de um assunto que tentamos “decorar” a todo custo.

 

10- Torne o estudo mais criativo –

Se a leitura para você é entediante, principalmente quando é um assunto que não lhe agrada, hoje existem outros métodos. Para tornar seu estudo mais eficaz e ficar concentrado com mais facilidade, use técnicas mais atrativas. Isso evitará que seu cérebro se distraia.

Um bom material em áudio é essencial. Com esse recurso você pode aproveitar alguns momentos de seu dia fora do local de estudo para tirar dúvidas, rever conteúdo ou mesmo aprender algo novo. A diversificação ajuda a manter o foco.

11- Crie metas secundárias –

Um segredo usado por muitos especialistas em diversas áreas do conhecimento é a criação de sub-metas. Também chamadas de metas secundárias. Defina metas menores dentro da maior e determine prazos ao longo do tempo. Ao atingir uma dessas sub-metas, mesmo sendo secundária, temos uma sensação de sucesso.

Isto porque nosso cérebro libera hormônios transmitindo uma sensação de prazer e satisfação pessoal. Há uma associação desta sensação boa com o objetivo alcançado. Nosso cérebro vai querer sentir isso novamente. Tornando o estudo mais prazerozo e ajudando a manter o foco. Todo seu ser irá desejar atingir os próximos objetivos, com o sonho e os planos para uma vida melhor.

manter o foco em metas

12- Persista para alcançar seu objetivo-

 

A persistência é o segredo para atingir metas de médio a longo prazo.

É útil pensar no que você estará fazendo caso fracasse e não consiga passar. Pense na diferença de vida que terá, assim você incitará a mente a perseguir um resultado melhor.

Descubra seu talento, seu método ideal, faça as adaptações na sua rotina. Crie hábitos.

IMPORTANTE: PARA MANTER O FOCO NÃO EXISTE FÓRMULA MÁGICA. APENAS NOSSO ESFORÇO DIÁRIO E DETERMINAÇÃO PODEM DAR OS RESULTADOS ESPERADOS.

Todo ser humano tende a querer uma fórmula mágica para diminuir seus problemas. Isso não existe! Mesmo sabendo disso continuamos procurando.

A consciência de que somos falhos e a cada dia podemos fazer um pouco mais por nós mesmos pode redefinir nosso caminho. Por isso digo sempre:

RUMO AO SUCESSO!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: