5 formas eficientes de estudar para concurso

Para muitos brasileiros ser funcionário público é uma meta em sua carreira profissional. Basta surgir uma vaga através de um concurso público que o número de pessoas inscritas para disputar tal vaga é assustadoramente alto. A forma de como estudar para concurso exige uma preparação adequada a esta nova etapa de sua vida.

Como estudar para concurso eficientemente é uma busca para esses brasileiros que sonham. Em ter a estabilidade no emprego e a melhoria de vida com salários maiores que os pagos pela iniciativa privada.

A melhor maneira de aumentar suas chances diante os demais candidatos é estudar. Preparando-se de forma consciente e tranquila para prestar a prova de seleção. Porém a primeira questão que surge é: Como ajustar uma rotina já apertada de trabalho com a tarefa de se preparar corretamente para ter um futuro melhor? Como estudar par concurso público?

Atingir a meta ao estudar para concurso público

 

A resposta para essa pergunta pode estar nos 5 passos que apresentarei para você a seguir e vão melhorar seu rendimento nos estudos fazendo com que a difícil rotina de trabalhar e estudar torne-se possível e agradável em seu dia-a-dia.

 

Tópicos: (clique no link para acesso rapido)

 1- Organizar horários e rotina

As formas de como estudar para concurso envolvem uma rotina séria com muita disciplina. A falta de uma rotina de estudos gera cansaço excessivo, falta de motivação e muitas vezes faz desistir de seus objetivos.

Primeiro faça uma reflexão de seu dia a dia.

Escreva tópicos definindo seu horário de trabalho, o tempo que leva em transportes públicos, suas atividades de lazer mais importantes e atividades físicas que faz.

Faça uma tabela com os horários e inclua nela suas atividades fixas como trabalho e aulas que tenha.

Organize um cronograma real conciliando um tempo para seu lazer e pausa para descanso. Existem pesquisas que mostram que a fadiga é o principal inimigo da aprendizagem, cansa o cérebro e por mais que você force, ele não absorve informações importantes.

Estudar para concurso público e fazer boa prova

Se tiver dificuldade com esta tarefa, leia aqui neste blog “4 meios de organizar seu cronograma de estudos”

 

 2- Formatar um guia de estudo

Esta fase é muito importante. Valle a pena perder um tempo se organizando para que depois a matéria e o conhecimento fluam sem interrupções desnecessárias. Desta maneira o como estudar para concurso público toma um rumo e define um norte.

Faça anotações em formato de guia das matérias necessárias para a prova que vai prestar, dica importante:  Consulte sempre o edital, ele contém informações sobre todo o conteúdo, bem como bibliografia, esta dica irá tornar seu estudo mais eficaz porque determinará qual o conteúdo a ser abordado.

Ter um guia de estudos também auxilia na montagem de um cronograma de estudos. Ajudará a perceber qual o tempo necessário para estudar cada matéria.

 

 3- Diferenciar o material de estudo disponível

Mesmo que você tenha livros e apostilas, hoje em dia a tecnologia ajuda muito quem não tem muito tempo para se dedicar a frequentar aulas. Existem cursos totalmente online de uma qualidade excelente. Os professores só gravam as aulas descansados e em momentos propícios. Já no presencial, muitas vezes o professor chega na aula já cansado ou com seus próprios problemas e não consegue desenvolver o tema.

A questão do como estudar para concurso ainda pode ter mais surpresas. Pode-se recorrer ao material de áudio que você pode baixar e levar em seu smartphone para onde quiser. Conheço casos de sucesso onde o aprovado estudou unicamente no ônibus indo e voltando do trabalho apenas com estes arquivos de áudio.

Escolha sempre um curso com material aprovado e recomendado. Que tenha casos de sucesso relacionados a ele. Estes sites lhe proporcionam também uma boa comunicação com os tutores para tirar dúvidas e promovem simulados com antigas provas aplicadas pelas empresas organizadoras. Com isso, você consegue analisar seus resultados. Cautela na escolha lhe trará bons resultados.

            Se você faz algum cursinho presencial a dica é gravar as aulas. Assim poderá consultar o conteúdo ensinado para tirar dúvidas a qualquer hora.

 

 4- Seguir um método 

 Método em áudio para estudar para concurso público

Para melhorar seu rendimento é importante que você tenha foco nos temas de seus estudos. Muitas vezes as pessoas se perdem estudando conteúdos desnecessários para seu objetivo em determinado concurso público.

Todo material ou curso selecionado deve conter informações e conteúdos direcionados para o tema de sua prova. Escolha apenas um método e siga-o. Faça uma dieta de informação, não saia consumindo conteúdo sem uma direção, isto só irá atrapalhar e confundir sua cabeça.

 

 5- Como estudar melhor para um concurso público

Muitas pessoas podem achar estranho e até mesmo exagero, mas existem vários detalhes a serem observados que auxiliam muito a melhorar seus estudos. Tais como, temperatura e ventilação do ambiente, iluminação, conforto do local de estudo, postura e horas regulares de descanso.

estudar para concurso em casa

Dar atenção para esses detalhes podem lhe proporcionar um melhor rendimento e possibilitar que você consiga aumentar sua carga horaria diária de estudos sem que você fique exausto ou com dores no corpo.

Essa dica tem validade tanto para quem estuda em casa quanto para quem estuda fora de casa.

Queremos ajudar a quem tem dúvidas de como estudar para concurso público.

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

RUMO A VITÓRIA!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: