6 dicas para se concentrar – infalíveis para melhorar sua performance

 O mundo ao nosso redor está cheio de distrações, isto afeta nossa concentração, é preciso treiná-la.

Estudar para um concurso é uma tarefa que exige, entre muitas outras coisas, concentração. Para que seja possível assimilar o conteúdo da melhor forma possível é necessário treinar esta habilidade.

Entretanto, nem sempre se concentrar é algo fácil e a ideia de estudar pode acabar se tornando uma grande perda de tempo.
Para que isso não aconteça, o mais interessante é conhecer algumas técnicas e dicas infalíveis para se concentrar e conseguir aproveitar ao máximo os estudos.

concentrado

Então, veja a seguir algumas formas infalíveis para se concentrar;

1ª  dica de concentração:  Escreva –

Se você está somente lendo um conteúdo, é bem possível que o seu pensamento fuja, embora os olhos continuem realizando a leitura.

O que acontece é que se a sua concentração não está voltada para o que você lê, dificilmente o conteúdo será assimilado a contento.
Sendo assim, o melhor a fazer é não somente ler, mas também escrever aquilo que você está lendo.

Não é preciso transcrever o texto inteiro, mas faça anotações de frases, resumos e até mesmo palavras-chave. Desta forma o cérebro organiza as informações e, então, assimila a ideia.

2ª dica de concentração: Prepare o ambiente  –

É claro que não é sempre que é possível ter um ambiente tranquilo para estudar, mas, pelo menos às vezes, isso é essencial.

Então procure um ambiente tranquilo e sem distrações. Desligue aparelhos eletrônicos, esqueça a televisão e deixe de lado qualquer outra tarefa que esteja pendente.

Com um ambiente calmo e com poucas distrações o cérebro acaba ao tendo para onde fugir e se concentra no que realmente importa: o conteúdo a ser estudado.

3ª dica de concentração: Organize-se  –

Concentrando lembranças

É muito difícil se concentrar pensando nas coisas que você tem que fazer, na bagunça da casa, nas tarefas pendentes, nos compromissos do dia seguinte e etc.

Então nada melhor do que criar um cronograma, principalmente para os estudos, mas também para as suas outras tarefas para que você consiga dedicar o tempo adequado para cada uma delas. Assim, o momento de estudar é o momento de estudar e sua concentração poderá estar toda dedicada a ele.

Entretanto, seja flexível com essa programação para que caso uma tarefa não seja cumprida isso não gere um grande caos ou sentimento de frustração.

4ª dica de concentração: Crie um ritual de estudos  –

Pode parecer um pouco estranho mas criar um ritual antes dos estudos pode ser extremamente vantajoso para a sua concentração e, consequentemente, para o seu desempenho.

Então, sempre antes de começar alongue-se, pegue um copo de agua ou suco ou faça qualquer outra coisa que possa ser repetida sempre.
Dessa forma o seu cérebro começa a entender que quando essa ação acontece é o momento de concentrar-se e o estudo vai ficando mais fácil.

 5ª dica de concentração: Respeite seu próprio tempo  –

Cada pessoa funciona de um jeito, não é verdade? Então não imponha o contrário para você. Isso por que existem pessoas que funcionam melhor pela manhã enquanto outras não trocam a madrugada por nada.

Sendo assim, é possível que uma pessoa que prefere a manhã, consiga estar mais concentrada lendo no ônibus indo para o trabalho de manhã do que no silêncio à noite.

Então o mais importante de tudo é conhecer o seu funcionamento e respeitá-lo para que o seu desempenho seja potencializado.

Evite estudar por longos períodos de tempo. Você poderá acabar sobrecarregando o cérebro e reduzindo sua capacidade de se concentrar e assimilar o conteúdo.

E quando você perceber que a concentração não vem de maneira nenhuma, nada melhor do que parar um pouco. Arejar a cabeça, se alongue, tome uma água e depois volte com mais fôlego.

concentração para meditar

6ª dica de concentração: Medite –

Independente de sua religião, tente dedicar uns 15 minutos de seu dia para meditar. É comprovado cientificamente que a meditação aumenta as conexões cerebrais e ajudam a concentração e o aprendizado.

Se nunca aprendeu a meditar, apenas fique em uma posição confortável e respire profundamente.

Foque na sua respiração, não deixe nenhum outro pensamento interferir. Caso se distraia, retorne sua mente até sua respiração, faça isso durante todo tempo. Aos poucos você verá que sua concentração irá melhorar consideravelmente. Sempre se sentirá num estado de relaxamento ideal para assimilar o conteúdo.

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Convidamos você a nos enviar sugestões para próximas matérias, faça parte deste projeto!

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: