4 meios de organizar seu cronograma de estudo

A vida de um aspirante a uma vaga pública precisa ser toda regrada, ainda mais nos tempos de hoje onde o tempo parece correr cada vez mais depressa. Você anda meio atrapalhado nos estudos? Um cronograma de estudo bem montado pode fazer a diferença no resultado final.

Confira agora 4 meios de organizar seu cronograma de estudo, faça do tempo um aliado poderoso!

Pedindo socorro para criar um cronograma de estudos

Montar um bom cronograma de estudo é o caminho garantido para aprender melhor as matérias fixando as informações com uma mente organizada. É claro que cada cronograma precisa ser montado de acordo com a rotina de cada um, por isso as dicas que você vai encontrar aqui serão de grande valor na criação de seu cronograma de estudos adaptado a sua realidade diária.

1 – Criar uma rotina – 

Dar conta de todas as atividades diárias requer a criação de uma rotina que terá de ser seguida à risca. Organizar seu trabalho e estudo com as outras atividades diárias requer disciplina para que não se desista no meio do caminho. Precisamos criar seu cronograma de estudos com base no organização de seu tempo sem deixar de lado atividades prazeirosas.

Faça uma lista de todas as tarefas diárias que você precisa cumprir, pois será com base nisso que determinará seus horários de estudos. Isso será essencial até mesmo para que você tenha um planejamento que possa ser seguido a longo prazo.

Quem trabalha e estuda terá que criar um cronograma ainda mais rígido e um tanto apertado. Porém, não adianta você se forçar muito, pois é preciso respeitar seus limites. Sobrou quantas horas do seu dia de acordo com a lista que criou de tarefas? Três? Então são nessas três horas que você vai se basear para organizar um cronograma de estudos.

2 – Organizar o material – 

Um cronograma bem montado elimina a bagunça

Qual é o seu objetivo? É passar com nota máxima na redação?

Comece sempre, nas horas de maior energia em seu dia pela matéria que você tem mais dificuldade. Certamente será ela que te exigirá maior concentração e clareza de ideias.

Vamos reservar um tempo para pesquisas, buscar coisas na internet relacionadas à matéria, ou até mesmo possíveis soluções em fóruns ou grupos de interesse no facebook. Só não vale perder o foco e se distrair no facebook por exemplo, mantenha-se firme ao objetivo.

Faça com base no concurso escolhido, uma planilha ou lista com as matérias a serem estudadas.

Relacione todo o material disponivel para cada uma, ou seja, livros, sites, artigos ou cursos.

Divida os livros por assunto em pilhas fáceis de manusear e para o meio digital crie pastas com o nome da matéria que contenham o material digital sobre ela, inclusive links de sites ou cursos, artigos relacionados, canais do youtube. Enfim tudo sobre cada matéria em sua respectiva pasta.

3 – O espaço é fundamental – 

Ambiente ideal para elaborar seu cronograma de estudo

Reserve um local da sua casa para os estudos. Nada de ficar  no sofá da sala, pois se alguém chegar para ver televisão, irá atrapalhar sua concentração. Seria perfeito se você investisse em uma escrivaninha ou mesa para deixar no seu quarto apenas para os momentos de estudos, com todo o material organizado, assim você não perde o foco.

Mantenha seu material a mão e coloque seu cronograma fixado em local bem visível, quanto mais você for exposto a informação mais sucetível ficará para cumprir sua rotina, a estudos que apontam para a eficácia deste método. Já vi casos de pessoas que passaram nos concursos que revelaram ter afixado uma cópia de seu cronograma de estudo em cada cômodo da casa, até no banheiro!

4 – Crie seu cronograma de estudo passo a passo

cronograma de estudo em formato agenda

  • Para que o seu cronograma fique ainda melhor, crie agora uma tabela com os temas que precisa estudar;
  • Distribua as tarefas de acordo com a semana e os horários que você disponibilizou para os estudos;
  • Tenha uma agenda onde coloque tópicos relacionados as suas tarefas, a medida que for executando risque-os, o efeito deste pequeno ato é de satisfação e de tarefa cumprida;
  • Reserve pelo menos um dia da semana para reunir um grupo de estudo com mesmo objetivo, em alguma biblioteca, praça, parque ou na casa de algum membro do grupo. Esta alternativa é bastante produtiva;

Nesse dia, não se esqueça de deixar tudo organizado para o que você vai precisar, livros, apostilas, cadernos e notebook.

Aproveite para trocar informações e tirar dúvidas.

Esse tipo de atividade ajuda a dar um up na criatividade, além de servir como um forte estímulo.

Se o seu grupo é focado e gosta de se reunir, isso pode ser mais um item para incluir no seu cronograma de estudos, mas lembre-se que o momento precisa ser sério e produtivo.

Outras dicas importantes para seu cronograma de estudo:                        

  • •  Reserve sempre uma pausa para uma recompensa pessoal; essa será uma ótima maneira de te manter focado;
  • •  Anote todas as dúvidas para esclarecer no próximo ciclo da matéria;
  • •  Respeite o cronograma de estudos que você criou;
  • •  Reserve um dia da semana para o descanso;
  • •  Antes de iniciar os estudos, faça alguma atividade inspiradora: caminhada, ouvir música, ver um filme ou fazer yoga, isso aumenta a concentração;
  • •  Se tiver que estudar no final de semana, tudo bem, mas tenha moderação, sua mente e corpo também precisam de descanso.

 

Agora é com você, aplique esses meios para organizar seu cronograma de estudo, tudo ficará mais fácil e proveitoso!

 

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: