SER CONCURSEIRO PORQUÊ? – O OBJETIVO É PASSAR!

A vida de um concurseiro dedicado é intensa. Vive naquela eterna tentativa de dar conta de vincular a vida familiar com o trabalho atual e os estudos para um concurso público e finalmente poder descansar.

É normal que desanimemos no decorrer do tempo, mas é sempre válido lembrar que o concurseiro define objetivos claros para passar!

Não deixe ser auto sabotado pelo seu cérebro, principalmente quando bater aquela vontade de abrir o Facebook, Instagram ou Whatsapp. Até mesmo quando seus amigos marcam de sair para o happy hour semanal da quarta-feira… São momentos de distração e lhe fazem esquecer que o verdadeiro objetivo do concurseiro.

Esses desvios são o primeiro passo para a desaprovação em um concurso público. Deve-se ter uma rotina bem programada para que não se deixe o lazer de lado, mas sempre com moderação.

Concurseiro vencedor

Quando ansiamos alcançar ou conquistar algo através do nosso esforço pessoal, é normal que no meio do caminho ocorram momentos de perda de foco. O que ninguém sabe, ou sabe e se esquece, é que se mantivermos em mente o objetivo principal de um concurseiro e vincularmos com um sonho, um desejo profundo, será mais fácil de seguir em frente.

Ser concurseiro é sinônimo de que o seu objetivo é passar! Organize-se em metas de curto, médio e largo prazo, fique atento às nossas dicas de como se planificar melhor para alcançar a sua tão esperada e merecida aprovação.

1 – Objetivos a longo prazo – concurseiro focado

objetivo de concurseiro

O seu objetivo a longo passo sempre será passar, porque ser concurseiro é saber que seus objetivo de vida estão traçados com consciência até o fim! Lembre-se daquilo que lhe motivou a tomar a decisão para começar a estudar para um concurso público e vincule isso com o seu o objetivo maior.

Independência financeira? A casa própria? Sair da casa da sua sogra? Viajar mais? Comprar seu próprio carro?  Ter um horário de trabalho mais estável? Possuir um emprego fixo e ter estabilidade financeira? Reconhecimento familiar?

Tenha seus objetivos sempre como foco.

Todos esses sonhos precisam e devem ser vinculados ao concurso como parte de sua realização pessoal, seu objetivo!

Ser concurseiro significa que você tem desejos pessoais e metas. Se puder, escreva-as em um papel, exatamente como você deseja que seja a sua realização pessoal ao passar em um concurso público. Defina prazos e sub-prazos

Faça frases que fazem sentido para você e coloque-as à vista por toda casa. Essas frases escolhidas para representar o seu desejo mais profundo irão servir como disparadores de motivação e ânimo para não desistir.

2 – Objetivos a médio prazo – concurseiro dedicado

sucesso de um concurseiro

Bom, não se limite a apenas uma meta para alcançar o objetivo final.

Escolha um período de tempo para realizar outras tarefas que serão executadas num curso de tempo mais curto, mas que farão parte do caminho percorrido para alcançar o objetivo de passar no concurso público.

Coloque metas de dias para medir a sua produtividade em determinados assuntos, determine quanto tempo estudará cada matéria.

Separe também momentos para dedicar-se a estrutura do aprendizado, melhorar a concentração e a memória.

Faça um calendário mensal de quanto espera ter rendido em cada dia ou semana do mês. Sempre quer terminar um período e tiver cumprido com todas as suas obrigações concurseiras no estudo, sentirá um prazer interno de satisfação, gerando também mais motivação.

Uma boa ideia também é a de se presentear ao cumprir uma tarefa. Permita-se sair com os amigos, a tomar uma taça de vinho quando for jantar com o companheiro, de escutar música e ler um livro…

Enfim, fazer coisas agradáveis e prazerosas. Afinal, é mais um passo dado em direção do objetivo.

3 – Objetivos a curto prazo – concurseiro decidido

começar sendo um concurseiro de objetivos

Fique atento a esses, porque tendem a serem os primeiros a serem cumpridos. Por falta de experiência com objetivos concurseiros, pode haver uma tendência a não ser realista nesse momento.

Os objetivos em curto prazo podem ter a ver com a decisão de qual concurso irá focar nos estudos, qual cargo irá tentar ao fazer a sua inscrição, qual cursinho irá entrar para ter mais auxílio de professores, quais serão os seus métodos de estudo, como irá se planificar…

O problema é desviar do foco e esquecer-se que o seu maior objetivo é passar! Cuidado com a perda de tempo com as questões menores.  Por isso devem estar na planificação em curto prazo. Lembre-se que enquanto você está decidindo, os outros concurseiros concorrentes estão estudando com foco e atenção.

Quando tomamos a decisão de nos dedicarmos à vida de concurseiros, precisamos ter em mente que o objetivo é passar e que precisaremos abdicar de muitas coisas, principalmente ao que tange a vida social. Por isso, aceite que todos os convites que foram rejeitados serão recompensados mais tarde.

Também tenha em mente que ninguém lhe conhece como você mesmo. Então não aceite que todos deem a opinião deles sobre as suas escolhas.

Lembre-se que nunca existirá a melhor decisão a ser tomada. Nunca saberemos o que poderia ter acontecido se tivéssemos optado pela outra decisão.

Por tudo, faça a sua escolha de ser concurseiro valer a pena e mantenha o foco!

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários! Queremos sua opinião para aprimorar nosso trabalho.

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: