Inteligência ou técnica? 7 Dicas para treinar sua memória

Nossa memória é ainda hoje, um mistério para a ciência. Quando nos deparamos com o volume de matéria a ser estudado para nossa prova de concurso público a primeira reação é: Não consigo decorar! Não sou inteligente o bastante! Não vou conseguir, é muito difícil! Considere que foram descobertas técnicas de como melhorar a memória de forma automática.

Já ouviu falar em autosabotagem? Pois é isso, Nosso cérebro procura uma zona de conforto para poupar energia. Todos nós seres humanos somos infinitamente mais capazes do que imaginamos.

Precisando de ajuda para aprender como melhorar a memória

Nosso cérebro é compatível com um conhecimento imenso, utilizamos uma pequena parte dele, não estamos acostumados a treiná-lo de forma correta. Como melhorar a memória é algo que exige somente técnica.

Como melhorar a memória, deixando-a bem treinada e ter um bom raciocínio lógico podem garantir vantagens em relação aos demais concorrentes. Siga estas dicas de como melhorar a memória que em pouco tempo verá que ao acionar um gatilho, automaticamente todo o conteúdo aparece como por mágica.

Para manter sua memória boa, é necessário que você a estimule diariamente, existem varias técnicas para melhorar a eficiência e a capacidade de sua memória, entre elas selecionei algumas que vão lhe ajudar muito:

 

1- Esteja descansado

O cansaço atrapalha na hora da memorização. Melhor do que lutar contra o sono, é descansar. O resultado para aprendermos como memorizar melhor é quando mente e corpo estão descansados.

Um conteúdo para ser assimilado precisa que mente e corpo estejam descansados. Porque as matérias que estudamos cedo são as que mais são assimiladas? Durma bem e tire pequenos espaços de tempo para descansar e se recompensar durante o estudo.

 

2-  Seja organizado

como melhorar a memória usando cronograma

Preste muita atenção a sua rotina, uma organização de seu tempo auxiliará em todos os aspectos de sua vida e fará seu aprendizado mais produtivo. a forma de como memorizar melhor facilmente passa pela organização de um bom cronograma.

Além do cronograma, seu espaço de estudo também deve estar de acordo, você se sentirá confortável e  consequentemente a assimilação e memorização do conteúdo será melhor.

3-  Faça resumos lógicos

Resumos e fichamentos são poderosos argumentos para nossa memória. Esta é uma das melhores técnicas conhecidas, utilize palavras chaves para designar cada conteúdo e divida as idéias em tópicos. Esta técnica é infalivel para memorizar melhor todo o conteúdo necessário, ficará viável e acessível a menção de algum tópico de seu resumo.

 

4- Ensine a você mesmo ou a alguém próximo

como melhorar a memória e a interação social

Pode parecer loucura, mas quando tentamos explicar o que aprendemos fixamos melhor o conteúdo. Isso é infalível com o direito, tente informalmente numa conversa contar como é curioso que ninguém saiba que tem “x” ou “y” de direito ou que certas repartições deveriam atender de uma forma “a” ou “b”. As pessoas vão se interessar e você abre um canal maravilhoso para ‘ensinar’ a você mesmo, repetindo o que aprendeu.

 

5- Abuse dos simulados

Além de fixar as matérias, simulados ajudam você a se familiarizar com o formato das questões e mais: na maioria das provas as questões são sobre os mesmos temas, resolvendo uma você se recordará na hora de sua prova. Ajuda a criar uma memória de longa duração.

Alguns estudos apontam que nosso cérebro memoriza melhor diante dos erros do que dos acertos. È como melhorar a memória e a concentração funciona mais eficazmente.

como melhorar a memória para fazer uma prova

6- Use todas as suas memórias

Submeter o conteúdo às nossas três memórias: a memória visual (que fazemos relação com imagens), a auditiva (ler em voz alta, por exemplo) e sinestésica (contar aquilo com gestos e movimentos) é a melhor forma de estimular a memória.

Use os recursos das aulas em áudio, ajudarão a fixar os conteúdos ‘meio que sem querer’.

Leia também sobre sinestesia, você irá se surpreender com o poder desta técnica.

 

7- Mantenha a concentração e o foco

A concentração é uma função do cérebro que precisa de estímulo. Quanto mais estímulo existir entre aluno e fonte maior o grau de concentração. A concentração nos traz a chance de melhorar a memória para que conteúdos mais difíceis tornem-se  automaticamente acessíveis em nossa memória.

Para desenvolver a capacidade de memorização você precisa exercitar seu cérebro, e usar a criatividade para realizar as associações e os desencadeamentos necessários, preste atenção em dois pontos chaves:

  • Toda Habilidade se desenvolve com a pratica, ate as respostas se tornarem automáticas e instintivas

  • A habilidade deteriora-se quando não aplicada, acabando por perder-se, se negligenciada

Quando buscamos como melhorar a memória e o raciocínio lógico, é muito importante ter em mente que isso exige um treinamento continuo que pode ser adaptado na sua rotina, podendo ser muito útil em outras necessidades que surgem em seu dia-a-dia.

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Convidamos você a nos enviar sugestões para próximas matérias, faça parte deste projeto!

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: