Primeiro concurso? Evite os erros que todos cometem

Como estudar para meu primeiro concurso público? Todo marinheiro de primeira viagem está sujeito a cometer erros, não é mesmo? Aqui ajudaremos você a entender como estudar melhor para um concurso público. Evitando os erros que todos cometem em seu primeiro concurso público.

Existem alguns erros muito comuns, não se assuste se descobrir que está cometendo os mesmos erros! Aplique nossas orientações e dicas, seu primeiro concurso poderá ter um bom resultado final.

O fato é que somente a experiência poderá proporcionar a uma pessoa a segurança de estar fazendo tudo certo. Mesmo assim, aprender a como estudar melhor pode evitar os erros e ser uma grande vantagem competitiva.

Quer conhecer mais sobre o primeiro concurso e os erros que todos cometem nesse caminho? Confira no artigo de hoje!

como estudar num livro aberto

 

Quem estuda para seu primeiro concurso, dificilmente percebe os tais erros comuns que quase todos cometem. Eis uma lista de alguns desses erros:

  • Geralmente se exigem demais,
  • Passam muitas horas estudando,
  • Esquecem que existe uma vida lá fora,
  • Acabam desistindo nos primeiros passos,
  • Caem no risco de não ler o edital,
  • Se forcar em um único assunto por demais,
  • Não ter uma rotina de estudos, que é necessária para quem quer passar em um concurdo público,
  • Escolher o material errado,

Essa é sua situação atual? Então, veja a seguir como estudar melhor e aprenda o que não fazer para se sair bem. Veja:

 

Tópicos: (clique no link para acesso rapido)

1 – Forçar demais

Forçar os estudos é algo que pode ser bem prejudicial para quem vai prestar o primeiro concurso. Isso por que muitas pessoas estudam no dia anterior até a exaustão, saturando o funcionamento do cérebro.

Então, obedeça seu corpo, descanse, durma bem, saia para dar uma caminhada e, se então se sentir apto, volte a estudar.  Especilista recomendam um descanço a cada 45 minutos. Não é necessário um intervalo muito longo, basta ir a um lugar aberto, tomar ar, respirar fundo, fazer um alogamento, tomar uma água e pronto!

2 – Esquecer a vida social

Todo excesso é prejudicial e isso vale também para os estudos. Logo, utilizar todo o seu tempo livre para estudar você acabará deixando diversas outras áreas da sua vida deficiente. A questão de como estudar melhor passa pelo bem estar físico e mental.

Então pratique atividades física veja os amigos e mantenha o convívio social pois estudar durante as 24h do dia só fará com que o seu desempenho na prova seja baixo.

Acredite! Assim como os intervalos fazem bem a seus estudos, separar um momento para se socializar com o mundo “exterior” é tão importe quanto.

Uma dica de como estudar: um grupo de estudos também pode levá-lo a uma concivência social sadia, tente.

 

3 – Desistir

socorro para como estudar

É pouco comum que alguém seja aprovado logo no seu primeiro concurso e um erro muito comum que decorre disse é a desistência, então, não faça isso.

Continue estudando, focando no seu objetivo e use essa negativa como um estímulo a mais. Lembre-se que passar em um concurso é algo que muitos desejam, e a única maneira de conseguir a sua vaga é seguindo em frente.

Tenha persistência e foco na melhora significativa do resto de sua vida. Você é responsável pelo seu sucesso, siga em frente sempre. Você irá conseguir aplicando técnicas de como estudar.

 

4 – Não ler o edital

Para quem está começando o edital pode parecer uma grande besteira, mas o fato é que ele mostra para você os pontos mais importantes que serão avaliados na prova, bem como as vagas, cargos, conteúdos e tudo mais que você precisa para determinar onde focar suas ações.

Não ler o edital com a atenção que ele merece é um risco que pode resultar na reprovação do exame.

 

5 – Estudar só uma coisa

É muito comum que quem está começando dixe alguns conteúdos de lado, por considerá-los menos importantes, enquanto da demasiada importância a outros que parecem mais relevantes.

Lembre-se que a maioria das provas pede 50% de acerto em cada matéria, e claro que você pode dar uma atenção especial para alguma que tenha mais dificuldade, mas o ideal mesmo é estudar todas elas igualmente.

 

6 – Não criar uma rotina de estudos

Quem está estudando para o seu primeiro concurso dificilmente estabelece uma boa rotina de estudos e isso é um grande erro pois influencia diretamente no seu resultado na hora da prova.

Além disso, ao criar um cronograma você consegue planejar o quanto você deve estudar por dia para conseguir ver todo o material no tempo que você tem. A organização evitará que cometa o pior erro de todos: estudar demais perto da prova para vencer o conteúdo.

Veja aqui no blog como criar seu cronograma de estudos.

 

7 – Escolher o material errado

como estudar para concurso em áudio

Sempre que for escolher o material de estudo, principalmente para quem não pode fazer um cursinho, é importante sempre buscar páginas confiáveis e até mesmo recorrer a amigos ou outras pessoas que já usado o material para seus estudos.

Hoje em dia audiobooks e páginas de compartilhamento de informação são melhores armas que uma infinidade de livros. Use-os apenas como referência e siga algum método confiável.

Além disso, os livros em áudio podem ser bem vantajosos pois aumentam a facilidade de estudar em diversas situações. Aqui indicamos um curso em audio que já fez muitos vencedores. Caso deseje informações é só clicar na imagem.

 

8 – Nervosismo

Você pode dizer: Isso é normal! Todo mundo fica nervoso! Eu digo que sim, é verdade, porém o excesso de nervosismo só virá a tona se você não estiver bem preparado.

Então  estude com antecedência, organize seu tempo, tenha um bom material e confie que o que você aprendeu é o suficiente para ter um bom desempenho.

 

Compartilhe suas experiências e dúvidas conosco nos comentários!

Convidamos você a nos enviar sugestões para próximas matérias, faça parte deste projeto!

Continue lendo outros artigos deste blog que irão ajudar muito no seu projetivo de vida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: